Por Valéria Nancí*
Há dias felizes e outros absurdamente inesquecíveis!!! 13 de maio de 2008: esse foi o dia exato que Mônica Salmaso passou com sua Turnê Noites de Gala, Samba na Rua no Teatro Castro Alves em Salvador (BA). Oito anos depois, eu disse 8 anos depois, ela voltou com uma turnê toda sua e, como se não bastasse, mais encantadora que nunca! Eis que, então, nos dias 27 e 28 de agosto de 2016 - após estrear em São Paulo e percorrer as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, com sucesso imenso de público e crítica - o espetáculo “Corpo de Baile”, com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro, enfim, chegou a Salvador, Bahia - terra "de todos o santos, encantos e axé”, parafraseando Moraes Moreira.
No dia 27 comprei a 1ª fila, porque há shows que têm que ser sentidos, saboreados, mergulhados, não só assistidos: e esse é um deles. A voz continua como num disco novo, limpo, intacto, tal qual o modo como fora soniglifado: “de cair o queixo”! Ok, acho que já disse de outras vezes que sou suspeita pra falar porque sou fã desde o ano 2000, mas vou ser “redundante-de-novo-novamente-sempre-eternamente”: que voz é essa minha gente?!!!! Não bastasse a "fascinante-melodia-sentimental-luxuosa" que sai daquela boca (e que nossos ouvidos agradecem), junta-se a isso músicos renomados que acompanham a cantora nesse lindo baile encorpado: Teco Cardoso (sax e flautas), Nailor Proveta (clarinete), Nelson Ayres (piano e acordeon), Paulo Aragão (violão), Neymar Dias (viola e contrabaixo) e o Quarteto de Cordas Carlos Gomes, formado por Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (2º violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo).
Cantora: ok! Músicos: ok! “Vídeo cenário: ok! Ok???? Vídeo cenário, ok??? Isso mesmo, um “vídeo cenário” surreal, criado pelo cineasta Walter Carvalho, dá ao show ares de superprodução. Mas, não é uma superprodução pirotécnica, com leds subindo e descendo, é uma espécie de “singeleza grandiosa”, entende? Há um clima de maravilhamento que se faz assim que projeções de vídeos se lançam em direção à cantora e músicos. Uma tela transparente instalada na frente do palco onde são projetadas imagens contextualizadas às canções. É uma espécie de fusão "show-cores-linguagens". Não há nome/conceito para denominar “o-que-foi-aquilo” que vimos. Só sei que o show é tão brilhante que, ao final, enquanto Mônica atendia ao fãs no foyer do teatro, a cantora Virgínia Rodrigues fez questão de parabenizar a colega paulistana, pessoalmente, e Nana Caymmi o fez por telefone - para alegria todos que ali estavam: um momento único.
No dia 28 não resisti e retornei ao Teatro Castro Alves para ver a segunda noite de shows por aqui. Nesse dia me fiz mais plateia que “fã de gargarejo”. É engraçado quando se está nessa posição observar, com serenidade, as mais diversas reações de cada um: e dessa vez foi o que fiz! Havia grandes cantores/cantoras da Bahia ao meu lado encantadíssimos com o que viam/ouviam. Mas, o que me chamou atenção mesmo foi uma moça que não se movia – nem para aplaudir: não aplaudia uma musiquinha sequer. O show foi passando e eu intrigada continuava a lhe observar. Ao redor todos maravilhados, assobiando, com gritinhos de “maravilhosa”, enquanto o show prosseguia. Nas últimas músicas, a tal moça se mexeu e sussurrou para outra, apontando para o palco: “tô apaixonada”. É: ela estava mesmo apaixonada. Devia ser daquelas paixões arrebatadoras tipo “amor ao primeiro canto”, sabe? Te entendo, moça!!! – foi assim que aconteceu comigo há 16 anos! Entendi, naquele dia, o que o encantamento pode propiciar numa pessoa que aprecia boa música.
Quem não foi, não viu, nem sentiu, eu digo: vá, veja, sinta. Em CORPO DE BAILE Mônica Salmaso e sua trupe tiram nossas almas pra dançar juntinho: e eu dancei de rosto colado! _____________________________________________________ Fotos: Dani Gurgel
*Valéria Nancí é geógrafa, publicitária,escritora, louca por música, aficcionada por capas de discos, mestre em Desenho, doutoranda em Cultura e pesquisadora da obra de Mônica Salmaso!
Instagram: @valeriananci
E-mail: valeriananci@ig.com.br
Blog pessoal: valeriananci.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário