quarta-feira, 12 de outubro de 2016

“O Júlio na gaita e a Mônica no vocal”: melhor entrevista forever!!!


Por Valéria Nancí*

     HOJE É DIA DAS CRIANÇAS!!! E como não podia deixar de ser, para um dia especial, uma postagem igualmente especial: a entrevista dada pela Mônica à turminha do Cocoricó!


Foto: Mônica Salmaso e Júlio
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/T011z_2344U/maxresdefault.jpg

Esqueçam Alan Carr, David Letterman, Ellen DeGeneres e Oprah Gail Winfrey. O melhor entrevistador da face da Terra, todinha, é o Júlio... Que Júlio? Ora, o Júlio do Programa Cocoricó – aquele mesmo da moçadinha do paiol. Numa super entrevista de 21’13”, o cara, ao lado da sua inseparável, e impagável, amiguinha Zazá, conseguiu entreter e deixar à vontade a convidada da vez, Mônica Salmaso, “tirando” dela coisas bem bacanas.

     Você sabia, por exemplo, que Mônica tem um irmão que é baterista do Clube do Balanço: uma super banda paulistana de samba-rock, sambalanço, samba funk e soul??? Acredite se quiser: eu amo o Clube do Balanço, a ponto de ter em meus arquivos, gravados em VHS, shows do conjunto no extinto programa Bem Brasil, e só depois dessa entrevista liguei as coisas e descobri que tem 2 SALMASOS em minha existência (risos): a vida é mesmo uma caixinha de surpresas (mais risos!!!).

     A inspiração musical vem da família, embora antes deles ninguém tenha sido músico. Imaginem vocês que a pequena Mônica descia a escada do sobrado onde morava e, aos 6/7 anos, cantava, vejam só, o Acalanto de Caymmi e as canções do Chico Buarque na sala de estar: menininha danada essa, hein?!

     Ela conta que disse aos pais do desejo de ser cantora, mas não sabia como, e que foi fazer aula de música a partir disso. Aliás, esse foi um dos pontos mais legais da entrevista: o Júlio e eu (que não sou boba - risos) aprendemos o que é M-U-S-I-C-A-L-I-Z-A-Ç-Ã-O! O outro ponto legal foi o trio Zazá-Mônica-Júlio fazendo a I-M-P-R-O-V-I-S-A-Ç-Ã-O musical: simplesmente delicioso de se ver e compreender!


    Uma amostrinha para vocês:


Foi bacana também entender o por quê dos discos da Mônica terem uma coesão e coerência: o que ela chama de um “jeitão” - só agora entendi, hein Júlio!!! Te devo essa!!! Isso vem de antes, bem antes dela pensar em gravar algo. Era de discos assim que ela gostava: discos com um “jeitão”, sem muita coisa misturada. Pegue a discografia dela e perceba esse mesmo aspecto. Isso é referência de pesquisa, e não é todo artista que tem essa sensibilidade, essa percepção: isso é coisa de GENTE GRANDE! Sorte do Théo, seu filho, que, por sinal, já brinca e se diverte aprendendo com a mamãe, o papai (Teco Cardoso) e a dinda (Lea Freire): todos músicos e com os quais a Mônica faz V-O-C-A-L-I-Z-E (que a Zazá, o Júlio e eu adoramos aprender também) num projeto paralelo com o quinteto “Voz em Madeira”. 

     Olha, já assisti inúmeras entrevistas da Mônica e fiquei, realmente, fascinada com o modo de condução do Fernando Gomes, criador do Júlio, na TV Cocoricó!



PUXA, PUXA, QUE PUXA: essa prosa foi uma delícia e o Júlio estava realmente I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L!!! Melhor entrevista forever!!!


Ficou curioso (a)? Assista na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=T011z_2344U 

Obs.:Entre para o grupo "Mônica Salmaso" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1679127432404624/?ref=aymt_homepage_panel

*Valéria Nancí é geógrafa, publicitária,escritora, louca por música, aficcionada por capas de discos, mestre em Desenho, doutoranda em Cultura e pesquisadora da obra de Mônica Salmaso!
Instagram: @valeriananci
E-mail: valeriananci@ig.com.br
Blog pessoal: valeriananci.blogspot.com.br
  


Nenhum comentário: